quarta-feira, 27 de agosto de 2008

RESPIRAR (FUNDO) EMAGRECE...

Gente, apesar de parecer idiota o que eu vou aqui escrever, funciona... risos. A respiração tem um poder que nós não imaginamos... Toda vez que eu penso em comer alguma coisa, eu respiro bem fundo e acabo não comendo. Sei lá o que acontece... se é o tempo da respiração que me faz pensar mais ou se me acalma, mas que funciona, funciona. Tenho feito esse exercício na última semana e funciona... risos...
Aí comecei a procurar alguma coisa sobre isso e achei um artigo no Dieta Já... Olha só que interessante:

"As técnicas respiratórias merecem atenção especial, de acordo com cada objetivo. Na fisioterapia ou musicoterapia, em atividades como caminhada, natação, hidroginástica e aeróbicos, sem contar as orientais como tai-chi-chuan, yoga e meditação.Até no processo de emagrecimento, respirar de modo certo faz diferença. E isso pode ser observado tanto na hora de praticar exercícios físicos (para que tragam os resultados desejados), como no controle da ansiedade e angústia, fatores que estimulam as pessoas a comer mais e, muitas vezes, sem a menor fome. Muitos estudiosos afirmam ainda que a boa respiração auxilia a equilibrar os sistemas nervoso e glandular. Ou seja, mais um motivo para indicar a respiração como um exercício diário.

Para obter êxito não basta encher o peito de ar e soltá-lo logo em seguida. É preciso soltar os ombros, deixar o ar entrar devagarinho pelo nariz, senti-lo no pulmão e expulsálo também lentamente. Prestar atenção no movimento da entrada e da saída de ar é essencial. Uma boa dica é colocar a mão sobre o abdômen, na altura da barriga, ali onde terminam as costelas.

Segundo o professor de educação física, Rafael Ortiz Lugli, de São Paulo, respirar fundo faz com que os músculos trabalhem adequadamente, absorvendo o oxigênio e eliminando o gás carbônico. "Essa troca de gases traz uma série de vantagens para o organismo: uma delas é que o oxigênio auxilia na transformação das proteínas, gorduras e carboidratos ingeridos, em energia", fala. Trata-se do que mais nos interessa. Mas ainda existe mais um: o professor ressalta que a respiração adequada aumenta o rendimento na hora dos aeróbicos.

A professora de educação física Edirlene Reis Rana, de São Paulo, reforça que a respiração correta durante a prática esportiva é de fundamental importância. "Na fase concêntrica (quando o músculo se encurta) deve-se inspirar e na fase excêntrica (quando o músculo se alonga) deve-se expirar", ensina. De acordo com ela, isso não é regra, porém é aconselhável, pois ajuda muito no desenvolvimento do exercício.

O poder do ar, indo e vindo!

Segundo os orientais, o poder da respiração vai muito além da troca de ares. Assim, cada vez que inspiramos, levamos não apenas o ar puro, mas também uma energia vital presente na natureza. E é por meio dela que se chega a uma harmonização para o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente. Os chineses chamam essa energia de "chi", os japoneses de "qi" e os hindus a denominam de prana. Consideram que, com exercícios que priorizam a respiração, é que ela se equilibra e circula no organismo de maneira uniforme.

A respiração é inata, ninguém precisa aprender. É uma condição básica da vida. Para tirar maior proveito deste mecanismo natural, adote a forma diafragmática, que traz ganhos para a saúde e ainda ajuda a afinar..."

Vamo que vamo!!! Força + pensamento positovo e muita respiração = SUCESSO!


sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Aeeee! Tô conseguindo....

Bora! Bora!



Pois é, esse mês foi complicado: dia dos pais, visita de tia que adora cozinhar e só coisas gostosas, preguiça de ir à academia, mas, no final, o resultado não foi negativo. Eliminei um quilo. Total de cinco quilos eliminados e com mto orgulho. O negócio é não desistir, não deixar a peteca cair e se cair, tropeçar, erguer a cabeça sempre. Não podemos desistir nunca. Eu sei que para eu estar e permanecer feliz com minha pessoa, preciso emagrecer e estar bemcom meu corpo e minha saúde. Preciso readquirir minha auto-estima, deixa a preguicite de lado. Vou conseguir, quero me senti mais viva.... Bora!!!


Vamo que vamo!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vortei... Agora tá meio corrido, mas atualizarei em breve, ok?

Beijocas.

terça-feira, 12 de agosto de 2008


Sabe uma coisa q eu percebi esses dias. Os dias que abandonamos o blog é pq, consequentemente, abandonamos a reeducação alimentar. Pois é, mas eu estou de volta... Não vou desistir e por a perder tudo aquilo que conquistei até agora... hehehe

Depois escrevo com mais calma.... estou com um pouquinho de pressa. Mais à noitinha eu retorno e escrevo mais...


Brigada pela força de todas vocês. Vcs me ajudam demais mesmo, viu?

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Eu não consegui dormir direito essa noite. Insônia danada! E hoje acordei nervosa, impaciente demais. Já comecei o dia balançando pernas e querendo fazer tudo ao mesmo tempo. Parece que o dia não vai ser suficiente pra que consiga fazer tudo que preciso e planejo. Ainda me deu uma preguiça danada de dar aula amanhã, de escrever, de tudo... Eu tô aqui no computador, minha coluna dói demais, minhas pernas estão inquietas... Hoje tá complicado e vai ficar mais difícil ainda me controlar na hora de comer. Eu me conheço. HJ já está sendo um daqueles dias infernais... Eu tô com vontade de comer tudo e doce, muito doce, mas muito doce mesmo. Eu já sou uma pessoa muito ansiosa, mas hoje tá demais!. Ai, ai, meu Deus, me dê forças para não desistir e manter meu próposito firme. Eu queria muito emagrecer de um dia pro outro. Essa espera me mata. Eu quero o amanhã rápido e pra ontem... Um passo de cada vez, um passo de cada vez, essa frase fica martelando na minha cabeça para q assim eu não desista. Não pensa no que vai perder comendo, mas no tanto que vai ganhar emagrecendo saudavelmente. Eu fico repetindo essa frase o tempo inteiro pra ver se entra na minha cabeça para que essa ansiedade e essa preguiça vão embora... Pelo menos hoje, Senhor, me deixe menos impaciente e ansiosa.


quinta-feira, 7 de agosto de 2008


DESISTIR JAMAIS

Ai, que raiva que eu tô hoje. Sei lá, eu tô achand que eu dei uma engordadinha, mas nem vou pesar nem nada, pq eu prometi pra mim mesma pesar uma vez por mês (quando for ao endocrinologista). Mas eu tô sentindo minha barriga maior e meu pai me disse hoje que acha que meu rosto está mais cheinho. Ai, que raiva! Bom, mas o negócio agora é erguer a cabeça e seguir em frente, afinal de contas, nossa cabeça foi feita pra frente pra oharmos sempre pra essa direção e não nos preocuparmos muito com o que passou. Águas passadas. Bola pra frente... Claro que eu devo ter dado uma engordadazinha... Comi doce esses dias e hoje comi duas empadas... RAIVA. E pra quê? Nem gosto muito de empada de frango.

Mas vamo que vamo!

Desistir do meu objetivo jamais. FORÇA!!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008


PRATICANDO BODY COMBAT


Gente, não tem nada melhor do que Body Combat. O negócio é bom demais. Dá pra perder muito peso mesmo. Eu saio de lá pingando suor e como sou mito branquinha, fico bem vermelha mesmo... hehehe. E trabalha o bumbum também, porque os meus glutéos, especialmente o do lado direito - hehehe - fica bem dolorido. Sem contar o tanto que é bom para combater aquelas infernais celulites... E outra coisa: dá pra descontar toda a sua raiva - seja lá de uma pessoa ou de uma situação ou da sua vontade de comer e não poder. Eu desconto mesmo, sem dó, imagino cada nariz, cada queixo e bato com força mesmo, pra dar mais resultado nos braços. Afinal, ainda quero dar aquele tchauzinho charmoso e não sentir tudo balançando... hahaha...


Vou ficar durinha pro verão e Ano Novo de vestido branco, sem nenuma pelota na poupança e dançando salsa chiquérrima... Aeee... Vamo-que-vamo.

terça-feira, 5 de agosto de 2008


Os SE7E pecados do emagrecimento definitivo

1. Acreditar em milagres
Infelizmente não existem fórmulas mágicas. Para emagrecer é preciso unir a reeducação alimentar ao exercício físico. Essa é a fórmula mágica... Mas como seria excelente ter uma varinha de condão que me emagrecesse. Seria tão mais fácil!! Ai, ai, ai...

2. Deixar a preguiça tomar conta
Ai, esse é complicado. Quem está gordinho, é porque deixou a preguiça dominar. FATO! O negócio é encarar de frente, fazer matrícula na academia (em uma atividade que goste). Eu já me matriculei, já fiz a avaliação física (péssima, por sinal) e estou freqüentando a academia há pouco mais de um mês. Vamos ver...

3. Confundir alimentos diet e light
Isso é essencial. Diet é para diabéticos ou para intolerantes à lactose. Já os produtos classificados como light têm no mínimo 25% a menos de calorias que o produto não-light e são feitos, especialmente, para nós, fofinhos. Outra coisa que nós, gordinhas, ainda acreditamos, é que, por ser um alimento light, este pode ser consumido à vontade. Quem dera! Não pode não.

4. Ter pressa
Quem está acima do peso, quer eliminar a gordura em excesso pra ontem. Infelizmente, isso nunca vai ser possível. Quando estávamos engordando, não pesávamos de mês em mês para vermos quantos quilos havíamos adquirido. Ninguém engorda de um dia pro outro e também não conseguirá emagrecer num estalar de dedos. É preciso que consigamos emagrecer e manter o peso é também muito importante. "A pressa é inimida da perfeição".

5. Fazer jejum
Emagrecimento não é sinônimo de sofrimento e fome, mas sim de escolhas e saúde. Eu já sei que não se pode ficar sem comer por mais de quatro horas. Nós temos um leão dentro de nós e é preciso que este fique dormindo, porque se ele acordar, meu pai do céu, é bem complicado fazê-lo dormir novamente. risos. Saber, eu já sei. Agora só preciso colocar isso em prática. Ah, uma coisa que eu descobri outro dia, os lutadores de sumô se alimentam apenas uma vez no dia... E olha como são pequenos... Tem que ter horário para se alimentar. Disciplina sempre.

6. Fazer comparações
Cada um é cada um. Cada pessoa tem um ritmo diferente de emagrecimento. Depende do excesso de peso, do histórico familiar, do passado alimentar, da idade, do sexo, da heriditariedade e de muitos outros fatores. Se Fulano emagreceu em menos tempo, em mais tempo, comendo aquilo ou deixando de comer aquilo outro, não importa. Temos que superar nossos próprios limites e não fazer do emagrecimento uma competição com os outros.

7. Dar ouvido ao que dizem
Não fale para ninguém que está tentando emagrecer. Nem todos querem que fiquemos mais bonitos, saudáveis e felizes. Os gordos querem que continuemos gordos para que possamos fazer companhias a eles, enquantos os magros não querem concorrência. Infelizmente, isso é verdade. Portanto, não podemos contar pra qualquer pessoa o nosso objetivo. Além do olho gordo, muitas críticas aparecerão. Seremos vigiados e, como emagrecimento é, para muitos, o mesmo que passar fome, seremos fortemente recriminados se comermos um doce ou qualquer outro alimento que não seja 'verde'. Não devemos dar ouvido a ninguém, mas apenas a nós mesmos... e claro ao espelho, porque taí uma coisa que nunca mente: nossa imagem.

domingo, 3 de agosto de 2008

Chegaa!!!!


CHEGA!!!!! CHEGA!!!! MAS CHEGA MESMO!!!!!

Emagrecer é um custo. Deus que me livre dessa tortura. Já falei mil vezes: agora eu começo, é hoje, agora é a minha vez, dessa vez ninguém me segura, mas fala sério. É tudo muito mais complicado do que pensamos.

Bom, mas dessa vez ninguém me segura mesmo. Mas mesmo mesmo. Eu dei um basta. Eu tenho que dar um basta. Esse excesso de peso está me sufocando, me impedindo de viver e, aos poucos, vai acabar me matando. Vou emagrecer, está decidido. É um recomeço, vou seguir sem atalhos, sem medicamentos. Eu já tentei de tudo. Já tomei medicamento, minha pressão foi lá em cima, passei mal, fiquei de cama, fui parar no hospital. Já não comi nada durante muito tempo e depois comi o mundo em trinta segundos. Já fiquei sem comer doce, mas, em compensação, comia pão, frituras. Como se isso fosse me fazer emagrecer. Eu preciso mesmo é emagrecer saudavelmente, eliminar essa massa suína de maneira eficiente e duradoura (hahaha)

Fala sério!!! Eu estou pesando 86,5kg. Ahhhhhhhhhhh! Só gritando mesmo. Isso me assusta e como. Tenho dormido mal e estou mais preguiçosa do que tudo e todos. E cadê meu ânimo? Deve estar guardado naquela gaveta, onde estão todos os meus sonhos, meus objetivos, prioridades e pendências?

Quando eu virei essa pessoa? Quando eu deixei que a comida conseguisse me dominar? Quando eu parei de acreditar em mim e no amanhã?

Por isso eu digo mais uma vez: chega, chega, mas chega mesmo. É definitivo. Tenho que começar a pensar em mim e me pôr em primeiro lugar sempre. Eu sou a pessoa mais importante da minha vida e emagrecer é o melhor presente que eu posso me dar, lembrando ainda que a única pessoa que pode me presentear com a eliminação desse excesso de gordura e dessa vida ‘doente’ sou eu mesma. O maior presente que eu posso e quero ganhar não é a comida, mas sim a minha felicidade, o meu emagrecimento.

É, engraçado como, nós, gordinhos, temos mania de culpar a tudo e todos pelo nosso excesso de peso. A comida tem, para nós, mil funções. Comemos quando estamos sozinhos, quando casamos. Comemos porque estamos tristes, cansados, estressadas, felizes. Comemos porque estamos com fome, porque somos/estamos ansiosas. Comemos porque mudamos, porque moramos com muita gente ou porque moramos sozinhos. Comemos porque Fulano nasceu, comemos porque Ciclano morreu. A comida é uma desculpa para tudo. Comemos porque são férias, porque é final de semana, porque é Páscoa, porque é Natal, porque é Carnaval, porque é Dia das Mães. Ah, nem! E aí o que aconteceu nessas férias que estão acabando? Fiquei enfurnada dentro de casa, morrendo de vergonha de sair e fiz o quê? Comi, me senti culpada e fiquei triste porque comi e, então, comi mais um pouquinho, me senti culpada, fiquei triste e comi mais. É um ciclo nada saudável e completamente vicioso.

Quando um gordinho vira ex-gordinho, ou melhor, se torna uma pessoa melhor e mais saudável, foi preciso um ‘basta’. Cada um tem seu limite, porque cada ser humano funciona de uma maneira diferente. Alguns fofinhos (apelido carinhoso para pessoa obesa) precisaram da ajuda do espelho. Como fugimos léguas dos espelhos, não os queremos dentro do banheiro e nem no retrovisor do carro nos olhamos, aquele ‘basta’ para alguns pode ser através do espelho sim. Já ouvi historias de pessoas que ao se olharem no espelho assustaram com o que viram. Independente do ângulo, os peitos estavam em cima da barriga e a barriga caindo até a coxa. Outros gordinhos deram o seu ‘basta’ quando se depararam com uma foto tirada em um momento nada preparado. Ainda mais com o mundo tecnológico. Humm... Quem nunca pegou uma criança ou um cachorro e colocou no colo, na frente para tampar a barriga? Quem nunca posou de perfil para que assim pudessem ser evitadas as bochechas gigantes e, agora com essas máquinas digitais, quem nunca cortou uma foto para que assim fossem eliminadas, apenas virtualmente, as gordurinhas? A fotografia pode ser um fator decisivo sim, porque muitas vezes não conseguimos enxergar o quão gordo estamos e a foto nos traz a realidade em forma de imagem. Algumas pessoas assustam ao se pesarem na balança, porque ninguém pesa para saber o quando esta engordando, né? Já o meu ‘basta’ ocorreu ontem quando eu avistei uma pessoa conhecida na rua, um cara com quem já tive um affair. Com vergonha do meu excesso de peso, eu atravessei a rua, comecei a suar frio, minhas pernas começaram a tremer e rezei bastante pra que ele não me reconhecesse ou não me visse. Não que eu tenha algum interesse nele, não é nada disso, é um sentimento difícil de descrever em palavras sem parecer piegas. É uma vergonha enorme, uma vontade de virar um avestruz e enterrar sua cabeça debaixo da terra para ver se suas preces, suas vontades e sua vergonha monstruosamente monstruosa façam com que aquele momento embaraçoso vá embora e não deixe nenhum rastro. Felizmente, a pessoa não me viu ou fingiu não me ver, mas aquilo me deixou triste, triste comigo mesma. Triste por ter me permitido chegar aonde cheguei e da maneira que cheguei. Aquele momento ridículo me fez pensar na minha vida. Irei me esconder até quando? Irei ser essa pessoa infeliz até quando? E sabe o que é mais engraçado? Quanto mais eu me escondo, mais eu como. Por isso, hoje, dia 19 de julho, eu resolvi dar um jeito nessa lengalenga. Não é tentar, não é querer, é conseguir. Tropeçarei, tropeçarei sim, porque todo ser humano normal comete erros, falha e cai, mas no fundo do meu poço vai ter uma mola e, por isso, erguerei minha cabeça, empinarei meu nariz e olharei pra frente sempre, pensando sempre, primeiramente, nos meus prós e não apenas nas concessões que farei. Cansei de trazer a falta de credibilidade e o fracasso junto a mim e agora andarei de mãos dadas com a confiança e o sucesso. Não pensarei mais no prazer imediato que a comida me traz, mas nas enormes e mínimas (é um paradoxo sim) coisas que o emagrecimento me trará.

Como dizia Luis Fernando Veríssimo, tudo mudou:

“O rouge virou blush
O pó-de-arroz virou pó-compacto
O brilho virou gloss
O rímel virou máscara incolor
...

A tristeza, depressão
O espaguete virou Miojo pronto
A paquera virou pegação
A gafieira virou dança de salão

...

A maconha é calmante
O professor é agora o facilitador
As lições já não importam mais
A guerra superou a paz

E a sociedade ficou incapaz...
... De tudo.

Inclusive de notar essas diferenças”.


E são essas pequenas grandes diferenças que me farão alcançar esse meu objetivo de vida.