quarta-feira, 27 de agosto de 2008

RESPIRAR (FUNDO) EMAGRECE...

Gente, apesar de parecer idiota o que eu vou aqui escrever, funciona... risos. A respiração tem um poder que nós não imaginamos... Toda vez que eu penso em comer alguma coisa, eu respiro bem fundo e acabo não comendo. Sei lá o que acontece... se é o tempo da respiração que me faz pensar mais ou se me acalma, mas que funciona, funciona. Tenho feito esse exercício na última semana e funciona... risos...
Aí comecei a procurar alguma coisa sobre isso e achei um artigo no Dieta Já... Olha só que interessante:

"As técnicas respiratórias merecem atenção especial, de acordo com cada objetivo. Na fisioterapia ou musicoterapia, em atividades como caminhada, natação, hidroginástica e aeróbicos, sem contar as orientais como tai-chi-chuan, yoga e meditação.Até no processo de emagrecimento, respirar de modo certo faz diferença. E isso pode ser observado tanto na hora de praticar exercícios físicos (para que tragam os resultados desejados), como no controle da ansiedade e angústia, fatores que estimulam as pessoas a comer mais e, muitas vezes, sem a menor fome. Muitos estudiosos afirmam ainda que a boa respiração auxilia a equilibrar os sistemas nervoso e glandular. Ou seja, mais um motivo para indicar a respiração como um exercício diário.

Para obter êxito não basta encher o peito de ar e soltá-lo logo em seguida. É preciso soltar os ombros, deixar o ar entrar devagarinho pelo nariz, senti-lo no pulmão e expulsálo também lentamente. Prestar atenção no movimento da entrada e da saída de ar é essencial. Uma boa dica é colocar a mão sobre o abdômen, na altura da barriga, ali onde terminam as costelas.

Segundo o professor de educação física, Rafael Ortiz Lugli, de São Paulo, respirar fundo faz com que os músculos trabalhem adequadamente, absorvendo o oxigênio e eliminando o gás carbônico. "Essa troca de gases traz uma série de vantagens para o organismo: uma delas é que o oxigênio auxilia na transformação das proteínas, gorduras e carboidratos ingeridos, em energia", fala. Trata-se do que mais nos interessa. Mas ainda existe mais um: o professor ressalta que a respiração adequada aumenta o rendimento na hora dos aeróbicos.

A professora de educação física Edirlene Reis Rana, de São Paulo, reforça que a respiração correta durante a prática esportiva é de fundamental importância. "Na fase concêntrica (quando o músculo se encurta) deve-se inspirar e na fase excêntrica (quando o músculo se alonga) deve-se expirar", ensina. De acordo com ela, isso não é regra, porém é aconselhável, pois ajuda muito no desenvolvimento do exercício.

O poder do ar, indo e vindo!

Segundo os orientais, o poder da respiração vai muito além da troca de ares. Assim, cada vez que inspiramos, levamos não apenas o ar puro, mas também uma energia vital presente na natureza. E é por meio dela que se chega a uma harmonização para o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente. Os chineses chamam essa energia de "chi", os japoneses de "qi" e os hindus a denominam de prana. Consideram que, com exercícios que priorizam a respiração, é que ela se equilibra e circula no organismo de maneira uniforme.

A respiração é inata, ninguém precisa aprender. É uma condição básica da vida. Para tirar maior proveito deste mecanismo natural, adote a forma diafragmática, que traz ganhos para a saúde e ainda ajuda a afinar..."

Vamo que vamo!!! Força + pensamento positovo e muita respiração = SUCESSO!


16 comentários:

Eleonora disse...

Concordo com vc, acredito demais nisso... Pra começo de conversa, respirar alivia a ansiedade e a gente come a ânsia, a raiva e tudo mais... Respirando dá tempo da razão voltar. Obrigada por seu carinho! Feliz quarta-feira light!!! Bjos!!!

Unknown disse...

nossa amiga não é idiota não,parece bem interessante isso.obrigada por compartilhar com a gente.beijossss,saudadesss de vc!

Rafaela :) disse...

Concordo mesmo.
Ontem, por exemplo, depois do café da tarde, nao me senti satisfeita...queria comer mais e mais. Aí parei, respirei, e fiquei só no café mesmo. Deu 5 minutos tava me sentindo superbem =D

Beijos e otima quarta!

Anônimo disse...

Eu respiro tão mal...deve ser por isso que vivo no "efeito sanfona"...rs
Não vai dar prá ler o artigo agora, mas acredito que essa técnica sirva para percebermos se vamos comer por fome ou gula...como normalmente é por gula, a vontade passa quando respiramos fundo.

Beijos...

Anônimo disse...

Oie!!!

Realmente não tinha parado para pensar nisso. Adorei!!!
Vou tentar!!!

Ótima semana!!!

Anônimo disse...

linda só hoje pude retribuir a visita ao meu blog e adorei vir te conhecer...

Beijos e volte sempre, te linkei tá!

Anônimo disse...

Nossa, que legal esse negócio de respirar.
Isso deve funcionar mesmo.
Quando estou muito nervosa faço exercicio de respiração e resolve.
Então porque não tentar quando estiver com vontade de atacar a geladeira? Acho que vai ajudar a controlar a compulsão, pelo menos.
Valeu pela dica.
Beijos
renatasemfirulas.blogspot.com

Anônimo disse...

Vou começar agora mesmo a RESPIRAR pronfundamente... hehehe... vamos ver se isso me ajuda a controlar a ansiedade e emagrecer. =) Bjokas =**´s

Beth disse...

Oi lindona, respirar é bom para tudo sim, este ir e vir do ar ajuda no funcionamento do nosso organismo. Muitas vezes quando me percebo muito tensa, ou falando muito rapidamente (falo pelos cotovelos) sem respirar, ou até mesmo com uma dor chata, respiro fundo, me ajusto... E isto vale também na alimentação, concordo.
Beijo grande, demoro a vir aqui, por falta de tempo, mas quando venho é sempre bom ler suas notícias. Parabéns pelos 5 kg a menos, por estar firme e forte, por continuar se cuidando bem. E em frente!
Beth
http://aconquista.zip.net

Maisonnèe Joyeux disse...

Olá, vi seu blog no blogstars, "respirei fundo" (rs) e vim dar uma conferida!
bj!

Anônimo disse...

Oi,
voltei!
Pois é, eu acho legal compartilhar essa informações. Porque são tantas q a gente até acaba esquecendo as mais simples como essa, por exemplo. Valeu, Psiquê!
bjus

Unknown disse...

amiga cade vc????beijossss!!!!

Anônimo disse...

Este mesmo comentário está sendo feito em todos os blogs amigos. O motivo dele é agradecer a você por ter “me agüentado”, me dado força e por ixu hj estou completando 2 anos de blog. Muito obrigada: a sua amizade tem sido muito importante nesse processo. Sem você eu sei que não teria chegado até aqui. Bjus www.rosi.assis.zip.net

Keila Jardim disse...

parabens!!!
seu blog é simplismente lindo e serve como inspiração para pessoas como eu que tbm querem emagrecer...
acabei de fazer meu blog...
depois faça uma visitinhaaa...

Rosi disse...

Bem, vejo q o último post já vai completar um ano... tadinho! rs
Mas quando vc resolver voltar não se esqueça de avisar pra gente, ok?
bjs

Rosi
http://rosi.assis.zip.net

Sammy disse...

isso mesmo, tem que respirar fundo... pois se a gente vai no impulso, só faz cagada! é que respirando a gente relaxa e não faz tudo que vir primeiro a cabeça! adorei o blog! bjus!!!