terça-feira, 5 de agosto de 2008


Os SE7E pecados do emagrecimento definitivo

1. Acreditar em milagres
Infelizmente não existem fórmulas mágicas. Para emagrecer é preciso unir a reeducação alimentar ao exercício físico. Essa é a fórmula mágica... Mas como seria excelente ter uma varinha de condão que me emagrecesse. Seria tão mais fácil!! Ai, ai, ai...

2. Deixar a preguiça tomar conta
Ai, esse é complicado. Quem está gordinho, é porque deixou a preguiça dominar. FATO! O negócio é encarar de frente, fazer matrícula na academia (em uma atividade que goste). Eu já me matriculei, já fiz a avaliação física (péssima, por sinal) e estou freqüentando a academia há pouco mais de um mês. Vamos ver...

3. Confundir alimentos diet e light
Isso é essencial. Diet é para diabéticos ou para intolerantes à lactose. Já os produtos classificados como light têm no mínimo 25% a menos de calorias que o produto não-light e são feitos, especialmente, para nós, fofinhos. Outra coisa que nós, gordinhas, ainda acreditamos, é que, por ser um alimento light, este pode ser consumido à vontade. Quem dera! Não pode não.

4. Ter pressa
Quem está acima do peso, quer eliminar a gordura em excesso pra ontem. Infelizmente, isso nunca vai ser possível. Quando estávamos engordando, não pesávamos de mês em mês para vermos quantos quilos havíamos adquirido. Ninguém engorda de um dia pro outro e também não conseguirá emagrecer num estalar de dedos. É preciso que consigamos emagrecer e manter o peso é também muito importante. "A pressa é inimida da perfeição".

5. Fazer jejum
Emagrecimento não é sinônimo de sofrimento e fome, mas sim de escolhas e saúde. Eu já sei que não se pode ficar sem comer por mais de quatro horas. Nós temos um leão dentro de nós e é preciso que este fique dormindo, porque se ele acordar, meu pai do céu, é bem complicado fazê-lo dormir novamente. risos. Saber, eu já sei. Agora só preciso colocar isso em prática. Ah, uma coisa que eu descobri outro dia, os lutadores de sumô se alimentam apenas uma vez no dia... E olha como são pequenos... Tem que ter horário para se alimentar. Disciplina sempre.

6. Fazer comparações
Cada um é cada um. Cada pessoa tem um ritmo diferente de emagrecimento. Depende do excesso de peso, do histórico familiar, do passado alimentar, da idade, do sexo, da heriditariedade e de muitos outros fatores. Se Fulano emagreceu em menos tempo, em mais tempo, comendo aquilo ou deixando de comer aquilo outro, não importa. Temos que superar nossos próprios limites e não fazer do emagrecimento uma competição com os outros.

7. Dar ouvido ao que dizem
Não fale para ninguém que está tentando emagrecer. Nem todos querem que fiquemos mais bonitos, saudáveis e felizes. Os gordos querem que continuemos gordos para que possamos fazer companhias a eles, enquantos os magros não querem concorrência. Infelizmente, isso é verdade. Portanto, não podemos contar pra qualquer pessoa o nosso objetivo. Além do olho gordo, muitas críticas aparecerão. Seremos vigiados e, como emagrecimento é, para muitos, o mesmo que passar fome, seremos fortemente recriminados se comermos um doce ou qualquer outro alimento que não seja 'verde'. Não devemos dar ouvido a ninguém, mas apenas a nós mesmos... e claro ao espelho, porque taí uma coisa que nunca mente: nossa imagem.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eie, adorei o q escreveu... Pensamento positivo sempre, viu?

Força!

Beth disse...

Oi! Vim agradecer sua visita e seu comentário, fico feliz em saber que gosta do meu cantinho. Volte sempre, viu?
Mas e o seu cantinho hem? Tudo de bom! Adorei, adorei, adorei o seu BASTA! Magnificamente bem representado pela figura da Mafalda, que eu amo de paixão. Ninguém diz um Basta com ela...rs E você fez muito bem em dar este Basta. Eu também o dei, um belo dia, para valer. E a partir de então, vivo dando um 'Basta' aqui, outro 'Basta' ali, pois a partir do momento em que damos o grito verdadeiro, passamos a ficar mais atentas e quando nos vemos escorregando muito, reforçamos, damos uma nova carimbada de 'Basta' que nos faz ajustar o passo.
Você vai vencer a parada. Já está vencendo. Vi na sua tabela de peso que de junho para cá já houve um progresso bacana. E vem mais por aí, afinal você está determinada. Sobre o que contou, de ter atravessado a rua agoniada quando viu alguém do passado e se sentiu "indigna" de ser vista daquele jeito (mais gordinha), eu entendi totalmente. Embora eu tenha sido uma obesa mórbida que vivia normalmente, dançava, namorava, curtia praia etc. numa boa, ainda assim havia situação em que eu não me sentia confortável. Para quem acompanhou o meu processo de engorda, eu estava super à vontade, mesmo ouvindo um monte sempre, o inconformismo das pessoas em me verem me degradando tanto, ao mesmo tempo admiradas por eu continuar sendo a Beth alegre, dinâmica etc. Para quem me conheceu já obesa, mais tranquilamente ainda, era até estranho para eles eu contar que não tinha sido sempre assim tão gordinha. Mas era sempre muito chato reencontrar alguém que me conheceu magra e, depois de anos, me ver totalmente diferente, com o corpo totalmente deformado etc. Principalmente se era alguém que no passado ressaltava muito o fato de me achar bonita etc. Neste caso, não nego que me sentia, sim, esquisita. E houve uma pessoa, em especial, de quem fugi mesmo...rs Nunca mais o indivíduo me viu, mesmo quando eu estive bem pertinho dele, pois me esquivei ao mãximo, ele era uma pessoa que eu não queria jamais que me visse totalmente diferente da 'Betinha que ele sempre paquerou, no passado'. Estranho né? rsss
Bom, isto é passado. E para você também será.
Adorei as dicas do último post, são perfeitas.
Beijo grande, vá em frente, sempre pensando positivamente e acreditando em si mesma.
Sucesso!
Beth
http://aconquista.zip.net

Beth disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
andreia ferreira disse...

oi... vamos lutar juntas sim... eu tô meio enrolada essa semana, mas vamos lá!!!
força
beijos
andreiamagra.zip.net

Gi disse...

Oi!!!

Gostei dos 7 pecados!!!
E não é q é!!! rs
A gente acostuma a comer....

Passarei mais vezes!!

Boa sorte pra vc!

Bj!

Taty Carioka® disse...

Brigadú pela visita!
Isso merrrmo Basta para o tudo que levou seu corpinho chegar na casa dos 80 kg!
A primeira coisa é comer com moderação.
Querida,palavra de amiga...num dianta ir no mercado mais próximo e gastar todo seu dinheirinho nos dits e lights!
Vc primeiro tem que aprender a comer com moderação...por isso que vc vê por aí a palavrinha RA (reeducação alimentar).
No comecinho descobri que eu não mastigava!
Colocava a comida pra dentro!
Essas coisinhas que são importantes.
Os engordiets não sumirão do planeta Terra!
Agora,ter frutinhas fatiadas num potinho,uma gelatina...é o trunfo para o olho grande! hehehe
E se vc perceber que está querendo comer de 'palhaçada' beba água.
Qualquer coisa...Grite!
Beijaum